Mais de 60 curiosidades sobre vinhos para se deliciar

 Mais de 60 Curiosidades sobre vinhos para se deliciar.

  1. A uva tinta mais cultivada no mundo parece não ser mais a famosa Cabernet Sauvignon. Conforme dados de 2015, devido a enorme área de produção da China, a uva Japonesa Kyoho passou a ser a mais cultivada. Entre as uvas brancas mais cultivadas são a quase desconhecida espanhola Airen, e a afegã Sultanina, que provavelmente quase ninguém ouviu falar.
  2. Existem mais de 10.000 castas da espécie Vitis vinífera. Porém se levarmos em consideração que muitas vezes a mesma uva tem nomes distintos em regiões diferentes, a estimativa cai para aproximadamente 6.000. Sendo que apenas cerca de 1.300 são usadas na produção de vinhos.
  3. Vinhos brancos podem ser feitos de uvas tintas, desde que estas sejam vinificadas sem o contato com as cascas.
  4. Os Vinhos Verdes podem ser brancos, rosés ou tintos, mas nunca verdes! O nome vem da região e não é uma classificação.Vinhos verdes
  5. Na produção de vinhos do Porto a mistura de uvas brancas e tintas é proibida!
  6. Os vinhos doces finos, chamados de vinhos de sobremesa, não têm adição de açúcar. Eles podem ser feitos a partir da sobrematuração das uvas, da passificação, da adição de aguardente vínica para interromper a fermentação (como nos Portos e Madeiras), pela ação de fungos como o Botrytis cinerea ou ainda através do congelamento das uvas. Saiba mais: https://blog.casadovinho.com.br/vinhos-doces-e-licorosos/  
  7. O Vinho do Porto é o único vinho a ser servido pessoalmente pelos membros da família real inglesa, e sempre pelo lado esquerdo (lado do coração).
  8. Vinho do Porto não é produzido no Porto e sim no Douro. Os mesmo são armazenados em galpões em Vila Nova de Gaia (que muito acham que é Porto, mas fica do outro lado do rio) e exportados a partir do Porto. E é daí que vem a origem do nome. https://blog.casadovinho.com.br/vinho-do-porto/ 
  9. Apesar da presença de álcool, o vinho congela. A temperatura de congelamento varia conforme o teor alcoólico, mas gira em torno de -6°C.
  10. Vários nomes de uvas portuguesas são uma curiosidade por si só. A Tricandeira tem este nome devido sua suscetibilidade a fungos e com isso, sua casca “trinca” facilmente. Outras já não sabemos bem a origem do nome, mas ainda sim são bastante curiosos. Esgana cão, Amor-Não-Me-Deixes, Amostrinha, Bastardo, Borraçal, Carrega Burros, Coração de Galo, Donzelinho, Gorda, Rabo de Lobo, Rabo de Ovelha, Zé do Telheiro, Avesso, Caramela, Carão de Moça, Esganinho, Galego Dourado, Pé Comprido, Rabigato e muitas outras. Para ver mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Castas_portuguesas
  11. Nem todo vinho melhora com a idade. A grande maioria dos vinhos produzidos é para ser consumida em curto prazo. Cerca de 5% dos vinhos podem ser guardados por décadas.
  12. Vinhos são grande fonte de antioxidantes, principalmente os tintos. Uma garrafa de vinho tinto equivale a sete copos de suco de laranja.
  13. O termo ‘Reservado’ em rótulos de vinhos foi bolado como estratégia de marketing, já que se confunde com ‘Reserva’. Mas cuidado, reservado não significa nada!Vinho reservado
  14. Enólogo é o cientista do vinho, é quem o elabora. Sommelier é o profissional que sugere, harmoniza e tem conhecimento aprofundado sobre vinho. É quem ajuda o consumidor e tira suas dúvidas. Enófilo é o amante de vinhos. 
  15. Vinho já foi usado como remédio para anemia.
  16. Nem toda saca-rolhas tem a famosa espiral. Para vinhos velhos o mais recomendado é o saca-rolhas de duas lâminas ou pinça, que não perfura a rolha.
  17. O termo correto que se refere ao período que o vinho estagia em barricas é ‘amadurecimento’. ’ Envelhecimento’ se refere ao período que passa guardado após o engarrafamento.
  18. A pressão interna de uma garrafa de espumante é três vezes maior que a pressão de um pneu de carro.
  19. O vinho tinto vai perdendo a cor com a idade, já no branco, a cor ganha intensidade.
  20. A expressão ‘saúde’ no brinde, veio da Grécia. O anfitrião sempre tomava o primeiro gole para provar que o vinho servido não estava envenenado.
  21. Nem todo espumante é Champagne, mas todo Champagne é espumante.
  22. Espumantes e frisantes tem gás, mas são completamente diferentes! Saiba as diferenças: https://blog.casadovinho.com.br/champagnes-espumantes-frisantes-e-suas-diferencas/#more-6363 
  23. A maior adega do mundo fica na Moldávia. Tem 200 km de extensão, 85 m de largura e armazena aproximadamente 1,5 milhão de garrafas. 
  24. Quando se trata de vinho não devemos usar o termo ‘cheiro’ e sim ‘aroma’.
  25. O movimento de girar a taça ajuda a liberar os aromas do vinho. Saiba mais sobre os aromas do vinho: https://blog.casadovinho.com.br/quimica-a-magica-dos-aromas-dos-vinhos/#more-6865
  26. Jamais armazene seus vinhos na cozinha. As mudanças de temperatura por causa do uso de forno e fogão são extremamente prejudiciais a eles.
  27. O terroir é fator de extrema importância na produção de bons vinhos. Você sabe o que significa? https://blog.casadovinho.com.br/o-que-e-o-terroir-saiba-como-ele-influencia-a-producao-do-vinho/ 
  28. Existem vinhedos em terrenos tão remotos ou inacessíveis que demandam uso de helicópteros para que as uvas possam ser transportadas. Caso da vinícola Nino Negri na produção de seu vinho icônico, o 5 Stelle Sfursat: https://casadovinho.com.br/produtos/nino-negri-5-stelle-sfursat-2011-lombardia/ 
  29. Uma garrafa de vinho tem em média 750 calorias.
  30. Vinhos secos têm zero gordura e 2g de carboidratos.
  31. Existem ‘equipamentos’ para agilizar a aeração do vinho. Os aeradores, como são conhecidos, podem ser usados para oxigenar o vinho ao passa-lo diretamente para a taça ou para um decanter.
  32. Mulher costuma sofrer mais com os efeitos do álcool. Sua tolerância é menor devido a sua composição corporal que tem mais tecido subcutâneo. As mulheres tendem a ter uma porcentagem de gordura maior e gordura não absorve álcool, ao contrário dos músculos.
  33. Corte (assemblage ou blend) é como são conhecidos os vinhos feitos de mais de uma casta. Mais incomum para vinhos e muito comum para espumantes, é o corte de safras. Mas existem outras ‘misturas’ curiosas, como os vinhos produzidos a partir parcelas de terroirs diferentes, regiões diferentes ou até países diferentes.  Um bom exemplo é o Douscana feito com corte de Touriga Nacional cultivada em Portugal e Sangiovese cultivada na Itália.
  34. Mesmo que no rótulo conste apenas o nome de uma uva, pode ser que o vinho seja um corte! Existe uma quantidade mínima (dependendo da legislação local) que permite que apenas o nome da casta principal conste no rótulo. 
  35. Não existem Vinhos do Porto monovarietais.
  36. Os Vinhos Madeira são oxidados de forma lenta e por anos nos barris de carvalho. Este processo faz que não se oxidem mais depois de abertos. São estes os vinhos que duram por mais tempo na garrafa. O difícil é testar quanto tempo aguentam. São tão gostosos que acabam rápido. 
  37. O fundo da garrafa, que já foi alvo de muitas polemicas e discussões não têm a menor interferência na qualidade do vinho.  O fato da base de uma garrafa ser mais profunda, não significa que o vinho dentro dela seja melhor.Fundo da garrafa de vinho
  38. Existe uma ferramenta específica para abrir Vinhos do Porto antigos: a Tenaz.  Ela ‘corta’ o bico da garrafa através de choque térmico. 
  39. Duas pessoas demoram em média 2 horas e meia para consumir uma garrafa de vinho. Isso confirma que vinho é uma bebida social, para ser apreciada em boa companhia, sem pressa.
  40. Algumas vinícolas colocam música nas caves onde os vinhos estão amadurecendo em barricas. Os vinicultores acreditam que as ondas sonoras ajudam a melhorar seu desenvolvimento. E não pode ser qualquer música para que a ‘vibração’ seja positiva.
  41. As videiras são consideradas jovens até os 15 anos. Existem mais diversas outras curiosidades sobre as vinhas! Para saber mais: https://blog.casadovinho.com.br/o-ciclo-das-videiras/ 
  42. Ao harmonizar vinho e comida, a cor não tem tanta importância quanto o corpo. Nosso guia de harmonizações dá todas as dicas! https://blog.casadovinho.com.br/guia-pratico-de-harmonizacao-do-vinho-e-comida/#more-6653
  43. Existem diversos modelos e tamanhos de taças para cada casta ou tipo de vinho. Mas se quiser simplificar, não se preocupe. Na prática, apenas uma taça de um bom tamanho vai lhe atender muito bem!
  44. Nunca se deve encher uma taça até a boca. O recomendado é para taça de espumante 2/3, vinho branco ½ e vinho tinto sirva apenas 1/3. 
  45. Existe uma temperatura adequada para cada tipo de vinho e faz mesmo muita diferença! https://blog.casadovinho.com.br/como-servir-o-vinho-na-taca-temperatura-adequada-e-outras-dicas/
  46. Alguns alimentos são mais difíceis de harmonizar com vinhos. Na duvida, evite: alcachofras, aspargos, jiló, gema de ovo, limão, vinagre. 
  47. A acidez dos vinhos brancos e a tanicidade dos vinhos tintos diminuem com o passar do tempo.
  48. As uvas viníferas são mais doces que as uvas de mesa. Para conhecer as diferenças: https://blog.casadovinho.com.br/uvas-viniferas-x-uvas-de-mesa/ 
  49. Vinho doce não tem adição de açúcar. O doce dos vinhos de sobremesa é proveniente do açúcar residual das uvas que não foi transformado em álcool durante o processo de fermentação.
  50. Muitas pessoas confundem, mas o termo suave é usado para vinhos meio-seco ou meio-doce e não para vinhos leves. 
  51. Um vinho Bouchonné (aquele famoso gosto de rolha, papelão molhado, mofo) não faz mal a saúde! Apenas torna seus aromas e gosto desagradáveis. 
  52. Evolução do paladar = vinho + tempo (experiência) + curiosidade + flexibilidade
  53. Sempre devemos beber água enquanto tomamos vinhos! Ele reduz o hormônio antidiurético (ADH ou vasopressina) que atua sobre os rins fazendo com que, ao consumirmos álcool, a produção de urina seja aumentada. Por isso a necessidade de repor o líquido perdido. 
  54. Pessoas com concentração de álcool no sangue de 0.075 resolveram tarefas mais rapidamente que as sóbrias. A bebida tende a relaxar o cérebro e deixar as pessoas pensarem mais claramente, assim não perdem muito tempo pensando na solução, permitindo o cérebro funcionar mais rapidamente. De fato, a eficiência foi relacionada a um insight, um momento de iluminação e criatividade.
  55. Pessoas que consumiram uma taça de vinho foram avaliadas como sendo mais bonitas, saudáveis e atrativas do que quando sóbrias. O efeito se mostra no relaxamento dos músculos faciais, nas pupilas mais dilatadas e nas bochechas mais rosadas. Todos, sinais de saúde. Mas, atenção, muita calma nessa hora, o efeito não cresce proporcionalmente ao consumo! O consumo exagerado pode ser um verdadeiro fiasco no momento da conquista! Consuma com moderação!
  56. Leveduras’ industrializadas’ são cultivadas e não ‘produzidas’ em laboratório. São naturais, porém diferentes das nativas ou selvagens. 
  57. As borras não fazem mal a saúde, não alteram o paladar e não são defeitos.Borras
  58. Regrinhas básicas para guardar um vinho: lugar úmido, escuro, sem vibrações e com baixa temperatura.
  59. Para a maioria das pessoas, o sulfito não é a causa da dor de cabeça por causa do vinho. Pesquisas científicas apontam as histaminas e a desidratação como as causas mais prováveis.
  60. Hoje em dia, a vinificação por gravidade (sem o uso de bombas) é cada vez mais utilizada pelas vinícolas que buscam excelência.  Assim, as uvas vão da esteira de seleção para a prensa e desta para os tanques de fermentação de forma mais delicada, sem o uso de força mecânica, preservando a integridade das uvas. Desta forma, evita-se uma extração excessiva, taninos muito agressivos e uma maior oxidação. Além de ser um processo sustentável com economia de energia.
  61. Se um vinho está vazando, não significa necessariamente que ele esteja estragado. Só de olhar para o seu vinho não dá para tirar nenhuma conclusão. Ele pode estar bom, pode estar oxidado ou pode estar em algum lugar entre estas opções. O jeito de saber é: provando!
  62. As rolhas de espumantes são diferentes, tanto na composição quanto no formato. O corpo da rolha de espumantes é de cortiça granulada e a base inferior de discos de cortiça maciça. Sua forma original, assim como a rolha de vinhos tranquilos, é cilíndrica, mas seu diâmetro é maior.
  63. O formato de cogumelo da rolha de espumantes é devido à pressão interna da garrafa. A gaiola metálica serve para garantir que a rolha não saia sem que seja esta a intenção.
  64. A origem do Brinde ‘Toast’ tem uma teoria bastante divertida que remonta ao século 16. Acreditava-se que colocar um pedaço de torrada dentro de uma jarra vinho absorveria um pouco da acidez excessiva e melhorava o sabor. Esta parece que era uma prática comum na época, quando o vinho era de baixa qualidade.
  65. É comum ver roseiras plantadas próximas aos vinhedos. Isto se deve ao fato de ambas as plantas serem suscetíveis a uma doença fúngica conhecida como Oídio. Como as roseiras são mais delicadas, elas apresentam os sintomas primeiro. Desta forma é possível tomas as medidas de proteção das videiras de forma antecipada.
  66. O Ninho da Águia, esconderijo de Adolf Hitler nos Alpes alemães, guardava aproximadamente 500 mil garrafas de vinhos raros saqueados dos principais produtores da França durante a Segunda Guerra.