O que é o Terroir? Saiba como ele influencia a produção do vinho

Entendendo o que significa Terroir 

O termo Terroir se refere a um conjunto de condições/características únicas de um local. Ele engloba clima, solo, terreno e até mesmo tradições.

  1. Clima
    Resumidamente, podemos dizer que as regiões produtoras se dividem em regiões de clima frio e de clima quente. Nas de clima frio, as uvas normalmente produzem menos açúcar e retém mais acidez. Nas de clima quente, geralmente amadurecem mais produzindo mais açúcares, resultando em vinhos mais alcoólicos.
  2. Solo
    Existem centenas de tipos de solos (pedregosos, argilosos, calcários, etc.). Os cinco ou seis mais comuns em vinhedos ‘afetam’ o sabor final do vinho. Para entender melhor, imagine que o solo funciona como um saquinho de chá quando a água passa por ele através das raízes. Solos que tendem a reter calor, por exemplo, diminuem a acidez das uvas. 
  3. Terreno
    A altitude pode ser um fator importante na qualidade de um vinhedo. Uma plantação de Malbec, por exemplo, quando plantada em altitudes maiores como em Salta, por causa da baixa temperatura durante a noite, ganha mais acidez. Isto resulta em vinhos mais complexos. 
  4. Tradição (Apenas nas áreas onde a tradição se faz presente)
    Pode parecer estranho, mas a tradição, apesar de ser uma intervenção humana, mostra como os antigos métodos de produção acabam sendo dependentes das outras três condições acima citadas (clima, solo e terreno) e podem contribuir para o Terroir. Um bom exemplo de tradição na produção de vinhos é forma de se fazer o vinho Madeira. Saiba mais neste outro artigo: https://blog.casadovinho.com.br/os-prazeres-e-encantos-do-vinho-madeira/

Terroir e vinhos