Os prazeres e encantos do Vinho Madeira

Muitos associam o vinho Madeira apenas com aquele usado na culinária no famoso Molho Madeira. Mas esse vinho vai muito além disso.

Para começar, um pouquinho da história, afinal poucos sabem o que é e como ele surgiu. A ilha da Madeira, com sua localização estratégica era ponto de parada das grandes navegações fazendo com que o que era produzido na ilha se tornasse fundamental para a continuação das viagens.

Os vinhos Madeira são praticamente indestrutíveis. Isso se deve ao seu processo de fortificação e oxidação. Ao contrário dos outros vinhos é possível guardar uma garrafa que já foi aberta durante meses (ou pelo menos até que o conteúdo acabe). O Madeira doce é delicioso como aperitivo e não se engane! Apesar da doçura, não se trata de um vinho enjoativo, graças à sua acidez viva.

O vinho surgiu como remédio para combater o escorbuto – o mal dos marinheiros que levava muitos navegadores à morte. Os primeiros registros de produção de vinho na ilha datam de 1450. Como os vinhos eram leves e muito frágeis, eles não suportavam o calor e a umidade dos barcos, assim a técnica de fortificação (quando a fermentação é interrompida com a adição de álcool vínico) começou a ganhar espaço.

O vinho produzido ainda não era agradável, mas um dia um barril retornou à ilha após uma longa viagem marítima e foi constatada uma enorme transformação. Com a oxidação o vinho desenvolvera aromas diferentes, caramelizados. Inicialmente o processo de oxidação era feito em navios que ficavam no mar por longos períodos e depois passou a ser feito na própria ilha. Para simular as condições que fazem a transformação do vinho, a produção se modernizou e, desde o século XVIII eles são produzidos pelo método de estufagem – o vinho é colocado em tanques de inox e aquecido através de serpentinas com água à 45°C por um período de 3 meses, ou pelo método de canteiro – os vinhos em barris de carvalho são colocados nos pisos elevados dos galpões onde a temperatura é mais alta e por lá permanecem num período mínimo de 5 anos. Os vinhos resultantes são verdadeiras maravilhas!

Classificação

O vinho Madeira pode ser classificado pelo ano da colheita, pela indicação de idade e pelo grau de doçura: seco, meio-seco, doce, meio-doce, colheita, vintage e varietais.

As uvas usadas na produção do Madeira são a Tinta Negra Mole e as brancas Boal, Sercial, Verdelho, Malvasia e as quase extintas Terrantez e Bastardo.

Existem apenas seis vinícolas na região: as grandes Madeira Wine Company e Justino’s; as familiares H e M Borges, Henriques e Henriques, Pereira e Oliveira; e a boutique Barbeito, classificada pela crítica de vinhos Jancis Robson com um “Château Lafite da Madeira”, pelo capricho e empenho na elaboração dos vinhos.

Essa joia dourada produzida pela Barbeito é trazida para o Brasil com exclusividade pela Martini Casa do Vinho. Para conhecer, clique AQUI.