Uva Tannat, muito além do Uruguai: Madiran, França

A uva emblemática do Uruguai. Com ela acontece o mesmo que com a Malbec. Muitos associam o país que desponta em sua produção como sendo sua origem. Porém seu berço é Madiran. A região fica ao Sul de Bordeaux, em direção aos Pirineus.

Os vinhos produzidos ali têm a Tannat como sua base. São tintos de cor intensa (boa concentração de cor na casca e também na polpa), poderosos, tânicos (daí a origem do nome), com acidez viva e muito longevos. No séc. XI a região produzia vinhos rústicos e em grande quantidade, que eram muitas vezes usados para complementar vinhos de outras regiões. Em 1948 a região começou a estruturar suas atividades e foi introduzida a apelação de origem. Foi na década de 80 que passou a produzir vinhos de calibre. A legislação local permite que sejam produzidos vinhos com no mínimo 60 a 80% de Tannat, e corte com as uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc ou a uva local Fer Servadu (Pinenc).

Os cortes são usados principalmente para amaciar seus taninos agressivos e resultando em vinhos mais ricos, elegantes e aromáticos. O estágio em barricas de carvalho também é bastante usado para suavizar os taninos e dar mais equilíbrio ao vinho. 

No Uruguai a uva chegou pelas mãos dos imigrantes franceses, por volta de 1870. Ali ela se adaptou perfeitamente e se tornou, não é a toa que se tornou a uva emblemática e símbolo do país. Foi apenas por volta de um século depois que esta despontou e sua produção comercial ganhou força. Como o país tem temperaturas mais baixas durante a noite, esta oscilação resulta em vinhos mais estruturados e taninos mais macios. 

Além da França e do Uruguai, o Brasil, na região da Campanha Gaúcha, também produz vinhos da uva Tannat com bons resultados. 

Outras características da uva: uma das mais ricas em polifenóis como o resveratrol.  Produz vinhos aromáticos com frutas maduras e toques de couro e especiarias. Quando estagia em carvalho ganha nuances de café, chocolate amargo e tabaco. Para fazer harmonizações, levar em conta seus taninos marcantes. Com boa acidez e álcool bem equilibrado são boa opção para carnes vermelhas mal passadas e queijos duros. 

Para aprender na prática, não deixe de provar um ótimo exemplar de Tannat francês. Para saber mais: clique aqui