As 6 enogafes mais comuns

Quem é que nunca passou por alguma situação constrangedora nessa vida de enófilo? Para que você não seja a pessoa que vai causar embaraço, evite algumas das mais comuns gafes relacionadas ao vinho.

1- Nunca, jamais, sob nenhuma hipótese, coloque açúcar ou adoçante no vinho. Se quiser um vinho “docinho” peça um vinho suave ou doce. Os secos devem permanecer secos.

2- Nunca diga “mas só vai servir esse pouquinho?” quando colocarem só um pouco de vinho numa taça enorme. Ela é grande para que você possa girar o vinho na taça e não para colocar a garrafa toda ali dentro.

3- Quando estiver em uma feira de vinhos aproveite a chance de conversar com os produtores e importadores. Feira não é open bar. Não chegue pedindo para encher a taça ou pelo “vinho mais top”.

4- Não seja pedante! Entender de vinhos é bom, mas só falar disso, criticar vinhos que os amigos trouxeram para o jantar ou o gosto das pessoas é bastante mal educado. Não seja um enochato.

5- Não beba demais! Faz mal para a sua saúde, é perigoso se você vai dirigir e pode causar muito constrangimento para você e seus amigos. Ninguém gosta de gente bêbada, né?

6- Cheirar a rolha está pra lá de ultrapassado! E recusar o vinho apenas cheirando a rolha, mais ainda! Cheiro ruim na rolha pode ser um indício de vinho alterado, mas não prova disso. Antes de beber não é possível saber com certeza.

Agora que você já sabe o que evitar, é só aproveitar o que o vinho tem de melhor!