Adegas Climatizadas – Como Comprar, Como Escolher

A adega ideal fica em uma caverna de Bordeaux, nas caves da Champagne ou nas profundezas do Mar Báltico, onde foram encontradas garrafas de champagne intactas datadas de 1840.

Adegas maravilhosas, mas um pouquinho inacessíveis quando você está em sua casa, na América do Sul, e resolve abrir uma garrafa para o jantar.

Em se tratando de armazenamento de vinho fazemos tudo o que é possível e viável para conservá-lo, e nada é verdadeiramente perfeito. Isso porque o vinho, tão antigo e tão presente na História da humanidade, ainda reserva muitos mistérios, especialmente no que se refere à guarda.

O que temos à mão hoje em dia para sua conservação e que não depende de viagens intercontinentais são as adegas climatizadas.

Antes caríssimas, enormes, feitas sob encomenda, já possuem versões mais baratas e de diversos tamanhos. Marcas de eletrodomésticos perceberam o nicho e começaram a criar suas adegas para competir com as fábricas tradicionais.

Sinal dos tempos e de que o vinho de fato se popularizou. Não faltam opções e marcas, mas também abundam reclamações. Uma passadinha rápida no site do Reclame Aqui comprova que muitos fabricantes devem continuar fabricando apenas geladeiras.

Para ajudá-lo na difícil empreitada de escolher qual adega comprar, seguem algumas Perguntas e Respostas que poderão facilitar a sua vida.

Que vinho preciso conservar na adega?

Todos.  O “vinho tropical” citado na belíssima música Fado Tropical, do Chico Buarque, tem tantas chances de existir quanto o Rio Amazonas de correr Trás-os-Montes. Todos os vinhos detestam calor, até os mais jovens e animados. E todos merecem estar em adega climatizada. Senhores vinhos vovozinhos necessitam ainda mais de cuidados especiais. Nada de luz ou trepidações. Temperatura constante, escuridão, descanso e umidade adequada SEMPRE. Para eles, uma boa adega-hotel de luxo.

Que tamanho de adega devo comprar?

Se for iniciante no mundo dos vinhos, no mínimo, 20 garrafas. Pode parecer muito agora, mas quando se tem lugar para guardar o vinho, o consumo aumenta. E pode-se aproveitar promoções e comprar mais garrafas. Pode-se guardar vinhos que deverão ser bebidos daqui há anos. Se você já é um consumidor frequente, pense ainda maior. Mas se for totalmente fanático, esqueça as adegas. Melhor climatizar um ambiente inteiro da sua casa.

Qual a temperatura e condições ideais para a adega climatizada?

Temperatura constante é o mais importante. Entre 12 e 14°. Umidade de 65%. Escuridão, silêncio, nada de trepidações. Não basta ter uma adega climatizada. Ela precisa estar no lugar correto da sua casa. Se sua adega tiver vinhos de guarda, velhos e delicados, pense na possibilidade de ter uma adega apenas para eles. Porque de nada adianta armazená-los bem e abrir sua adega o tempo todo para pegar vinhos de consumo diário.

Que marca de adega climatizada devo escolher?

Uma que tenha boa assistência técnica, um ótimo controle de temperatura externo, marca confiável, poucas reclamações de consumidores (nenhuma reclamação é algo impossível). Preferencialmente com chave, evitando assim possíveis aberturas não autorizadas. Prateleiras deslizantes e adequadas aos diferentes tipos de garrafas, vidro da porta escuro, vidro da porta escuro, vidro da porta escuro.

Adegas climatizadas baratas são boas?

Não é preciso gastar uma fortuna na adega, mas fuja de marcas baratas demais. O barato demais costuma custar caro.  Pense na sua intenção ao comprar uma adega. Se ela servirá para guardar vinhos caros não faz sentido comprar uma adega barata. Se somente vinhos cotidianos entrarão nela, pense em você. O vinho pode não te dar dor de cabeça, já a adega…

Quais as diferenças entre adega com compressor e por aspiração ou termoelétricas?

Adegas por aspiração ou termoelétricas resfriam até no máximo 15°C a menos que a temperatura exterior. Em climas naturalmente muito quentes, como no Nordeste a temperatura de guarda ideal pode sequer ser alcançada por esse tipo de adega. Ela serve apenas para climas naturalmente mais amenos. Também gasta menos energia que o modelo com compressor.

A adega com compressor dá conta de manter a temperatura ideal, mas gasta mais energia e faz mais barulho e trepidação. Mas é ideal para climas mais quentes e tamanhos maiores, onde a trepidação será melhor absorvida.