Livros para beber

Vinho é prazeroso, aguça e faz evoluir o paladar, relaxa, faz bem para a saúde, é uma ótima companhia para comida e de quebra, traz cultura! Quase tão prazeroso quanto beber vinho, é ler sobre ele, como personagem principal ou permeando as histórias. Veja as dicas de livros que lemos e amamos. E para acompanhar a leitura, vinho, é claro!

O Vinho Mais Caro da História

Uma garrafa da safra 1787 que pertencera ao terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, um leilão na famosa casa de leilões Christie’s e um alto valor pago: 156 mil dólares. Por detrás disso, uma suspeita. Seria o vinho mais caro da História uma fraude?

Robert Parker, o Imperador do Vinho

Tudo o que ele toca vira ouro. A biografia do controverso crítico de vinhos que transforma produtores desconhecidos em astros e leva astros do vinho ao isolamento em algumas palavras. Gostando ou não do crítico, esse livro é essencial para quem deseja conhecer os bastidores do vinho e entender o poder por detrás de rótulos famosos.

Gosto e Poder e Mondovino

E por falar em poder, depois (ou antes) de ler sobre Parker, não deixe de ler um dos críticos de críticos mais ferozes, Jonathan Nossiter. Nesse livro ele questiona os superpoderes de Parker e outros e traça paralelos entre cinema e vinho. Para complementar a leitura veja também o documentário Mondovino, que mergulha nas profundezas do ego que envolve o universo do vinho.

Vinho & Guerra

Livro digno de maratona, baseado em três anos de pesquisas, conta como famílias de vinicultores impediram os nazistas de roubar seus bens mais preciosos: seus vinhos. Além do uso de artimanhas extremamente criativas, a formação de uma espécie de ‘resistência’. Um livro simplesmente imperdível!

Para ser encantador, o vinho não precisa ser o tema principal de um livro. Os apaixonados pela bebida podem ficar encantados mesmo com sua presença coadjuvante, como nesses dois livros que vão surpreender aqueles que não costumam transitar pelo universo da imaginação e da fantasia.

Doctor Who – A Cidade da Morte

Os fãs da famosa série britânica foram brindados com esse livro, que é – como esperado, uma mistura maluca: um roteiro escrito para a série pelo magnífico Douglas Adams, adaptado como livro por James Goss. O episódio da série, que soma 50 anos de existência, foi o mais visto da História. O vinho aparece entre extraterrestres, Time Lords, servidos em latas de atum e entre confusas viagens no tempo. O livro é deliciosamente bem humorado, do tipo que te faz voltar páginas para “pegar” seu inteligentíssimo humor inglês.

Guerra Mundial Z

Existe um filme com o mesmo nome e que supostamente foi baseado nesse livro. Não se engane, o livro nada tem a ver com o filme. Guerra Mundial Z é sobre apocalipse zumbi, e como todo filme de zumbis, fala sobre comportamento humano quando todas as regras deixam de ter valor. No meio disso tudo, a civilidade em uma garrafa de vinho de Bordeaux. Uma ótima leitura, daquelas em que a gente devora página por página até que nada mais reste.

Outros títulos:

A viúva Clicquot – Tilar J. Mazzeo, para entender porque o Champagne é o que é hoje.

O Julgamento de ParisGeorge Taber, uma história de como os americanos venceram os franceses em casa e como o mundo do vinho mudou depois disso.

A História do VinhoHugh Johnson, para aqueles que querem saber a História toda, esse é o livro ideal.

E para quem viaja para o exterior é possível encontrar em inglês ou francês The Drops of God, uma belíssima história sobre vinho contada em quadrinhos japoneses: o mangá. Para ler e guardar com carinho.