ProWein 2019 e nossa maratona pela feira

Entre os dias 17 e 19 de março estivemos na ProWein, uma das maiores feiras de vinho do mundo, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha.

Depois de frequentarmos por anos a Vinitaly, em Verona, na Itália, resolvemos experimentar também essa feira e por fim acabamos a escolhendo por ser voltada exclusivamente ao público profissional.

Em 2019 a feira atingiu sua 25° edição e reuniu impressionantes 7.000 expositores e público mundial de cerca de 60 mil pessoas circulando em 10 enormes pavilhões, entre eles um dedicado ao Champagne – o Champagne Lounge, outro com drinks e coquetéis variados (e a constante preocupação alemã com desperdício zero e reaproveitamento do máximo possível no bar) chamado Fizzz Lounge, uma sala exclusiva para bebidas destiladas, a Spirituosen, além das salas para degustação, vinhos orgânicos, fóruns e enormes áreas reservadas à maior parte das regiões produtoras do mundo, ali muito bem representadas.

Se você sentiu uma pontadinha de inveja saiba que sim, é divertido, mas também extremamente cansativo. É muita coisa para ver e degustar em apenas três dias, sem falar do jet leg, o frio já pegando, as dificuldades da língua – ainda que quase todos falem inglês – e o cronograma, que precisa ser meticuloso, afinal de contas é pouco tempo para rever os nossos produtores, conhecer novos, e ainda provar novos vinhos e safras.

Faça uma pequena conta: se circularmos por 9h diárias pela feira sem parar para comer ou descansar e usarmos uma hora para cada produtor serão apenas 27 produtores visitados entre os milhares de expositores. Por isso vamos à feira já tendo pesquisado os mais interessantes e prováveis e estando lá é dada a largada ao triátlon degustar-conhecer-rever, ufa! Conseguimos dessa forma visitar ao menos 37 produtores entre os já parceiros, futuros parceiros e outros que nos serviram como referência além de cerca de 250 vinhos degustados em três dias. Haja memória e anotações!

A evidente vantagem da organização alemã facilita um pouco a vida de quem frequenta a ProWein e a comida – pelo menos quando dá tempo de sentar e se alimentar é uma recompensa e tanto pelo esforço!

Nesse ano visitamos muitos parceiros e matamos as saudades, e também nos atualizamos e conhecemos outros tantos que podem entrar para o nosso catálogo, então aguarde as novidades que virão esse ano e conte com o cuidado e dedicação de sempre.