O Corpo Do Vinho

Você sabe identificar ou classificar o corpo de um vinho? Sabia que podemos usar informações contidas nos rótulos e contrarrótulos para nos ajudar na escolha se o corpo for um dos critérios?

O corpo de um vinho está relacionado à sensação de peso do mesmo na boca e é resultado de alguns fatores como a variedade da uva, o teor alcoólico e até mesmo o ‘dulçor’. Isto mesmo, vinhos com um pouco de açúcar residual das uvas que não foram totalmente fermentadas, tendem a ser mais encorpados sem necessariamente serem mais doces. Como as variedades das uvas são sem dúvida alguma um fator preponderante, vamos deixar aqui uma escala de peso relacionada à casta.

Outro fator que temos que levar em consideração é o envelhecimento em barricas de carvalho. Vinhos que passam por este estágio tendem a ter mais corpo que os vinhos jovens e frescos.

O teor alcoólico é sempre o fator que as pessoas mais relacionam com o corpo, mas às vezes podemos ser enganados por ele. Vinhos mais alcoólicos e muito equilibrados podem ser tão elegantes que nem parecem tão pesados. O contrário também pode acontecer, vinhos com teor alcoólico de 12,5% com tanta intensidade de sabor que surpreendem na boca e parecem mais pesados que muitos vinhos mais alcoólicos. Porém, na maioria das vezes a relação se confirma, vinhos mais alcoólicos tendem a ser mais encorpados. O clima seria um resumo de vários fatores que falamos acima, já que nas regiões mais quentes as uvas tendem a amadurecer mais, resultando em vinhos mais alcoólicos e com maior teor residual de açúcar, assim sendo, produzindo vinhos mais encorpados (a depender do produtor, claro).

Vale lembrar também que a maioria destas ‘regras’ podem ser aplicadas aos vinhos brancos.

Tendência de corpo em relação à uva

Vinhos tintos

Do mais encorpado (Tannat) ao menos encorpado (Pinot Noir):

Corpo dos vinhos

Tannat, Syrah, Cabernet, Malbec, Primitivo, Montepulciano, Merlot, Barbera d’Alba, Negroamaro, Sangiovese, Cabernet Franc, Carignan, Carménère, Grenache, Pinot Noir.

Vinhos brancos

Do mais encorpado (Chardonnay) ao menos encorpado (Sylvaner):

Corpo dos vinhos

Chardonnay, Gewürztraminer, Trebbiano, Viognier, Sémillion, Fiano, Riesling, Chenin Blanc, Pinot Gris, Sauvignon Blanc, Pinot Griggio, Torrontés, Sylvaner.