Harmonizando as Ceias de Natal e Ano Novo

Primeiro temos que levar em conta algumas situações a respeito de Ceias de fim de ano:-Há muita comida, de vários tipos;

-É um momento muito especial, em que estamos com a família;

-A duração de uma Ceia é longa, começa cedo e atravessa a noite;

-Há muitas pessoas, com gostos diversos.Para harmonizar bem comida de ceias de fim de ano e vinho, primeiro é preciso saber que não existe um vinho único que vai harmonizar com tudo, do começo ao fim. Diversos vinhos indo num crescente é o mais adequado à situação. 
Como é um encontro muito especial, capriche nos vinhos. Sua família merece!Por conta da duração da reunião convém começar com um espumante ou champanhe antes do jantar. Esses vinhos são perfeitos para abrir o apetite, refrescar o calor do nosso fim de ano tropical e acompanhar as primeiras comidinhas. 

Onde há muita gente há muitos gostos, então um bom champanhe pode servir bem aos precavidos que desejam passar a noite com apenas um vinho. Finíssimo e elegante, ele acompanha educadamente grande parte das comidas de fim de ano e, se não harmonizar completamente, também não vai brigar com elas.No momento da ceia leve em conta o que será servido. Peru ou tender podem acompanhar um branco encorpado com passagem pela madeira ou um tinto leve. Bacalhau pede branco com passagem em barrica ou tinto leve a médio e frutado. Leitão pururuca é tradicionalmente servido em Portugal com vinhos tintos tânicos como os da uva Baga. Mas se levarmos em conta a untuosidade da gordura que a carne tem e sua “secura” podemos entender que ele cai muito bem com um branco jovem e ácido. Questão de gosto pessoal.

Como sempre há quem não abra mão de vinho tinto para acompanhar o jantar, é melhor ter essa opção ainda que a comida peça vinho branco. Escolha aquele que vai “errar” menos em relação à comida.Também é muito comum no sul do país as ceias terem um belo churrasco. Nesse caso prefira vinhos mais encorpados e estruturados. Em outras regiões litorâneas, especialmente Nordeste, come-se nessa época as comidas regionais, com muitos frutos do mar. Dê preferência absoluta aos brancos frescos.


Vegetarianos podem continuar com o espumante ou champanhe, os brancos e até tintos leves nos pratos com soja e molhos mais estruturados que levem shoyu ou frutas vermelhas.


Em todos os pratos considere o molho. Um peru servido com molho de frutas negras vai pedir um vinho tinto mais encorpado e frutado. Um molho de frutas brancas mais ácidas vai ficar melhor com um vinho branco fresco e frutado. O sabor predominante deve ser levado em conta sempre.


Sobremesas pedem vinhos doces. Panettone fica delicioso com Moscato d’Asti e Madeira. Chocottone, com Porto, sobremesas à base de chocolate também pedem Portos.

Sobremesas à base de frutas frescas e creme de leite vão bem também com Moscato e Madeira, além de espumantes adocicados. Creme Brulée fica maravilhoso com sua mais tradicional companhia: Sauternes.


Para os ousados, o  Porto pode ser bebido lá no começo, acompanhando queijos salgados como gorgonzola.


É possível, portanto, fazer uma ceia com cerca de quatro diferentes tipos de vinhos e harmonizá-los muito bem com a comida, dando escolha aos convidados e levando em conta suas preferências pessoais. 

Quer sugestões de rótulos? Converse com nossa equipe ou pelo WhatsApp (7504-0085) da loja virtual!