Escolhendo vinhos para presente

É muito comum recebermos na loja pessoas querendo indicações de vinhos para presentear. A tarefa nem sempre é tão simples, principalmente se você estiver querendo presentear alguém importante (como o seu chefe) que seja um grande conhecedor de vinhos. Em compensação, se for um amigo fica bem mais fácil.

Independentemente das dificuldades para encontrar o vinho adequado, ele é sempre um excelente presente. Há sempre um envolvimento pessoal na escolha e isso faz do vinho um presente prazeroso de dar e de ganhar.

Como escolher o vinho para presente?

Temos que levar em consideração alguns fatores:

O gosto de quem vai ganhar.
Procure saber o gosto pessoal da pessoa em relação ao tipo de vinho, país, uva, faixa de preço que costuma consumir e nomes dos vinhos que gosta. Ainda que você não presenteie com o mesmo vinho – afinal de contas o mais legal é mesmo surpreender a pessoa, saber quais vinhos que ela toma vai servir como referência na hora da compra.

Quanto você está disposto a gastar no presente.
Este é um ponto importante e tem que ser usado como muito critério para conseguir a melhor indicação dentro do seu orçamento. Se não, pode ser um perigo! As faixas de preço são determinantes na escolha e uma pessoa que bebe vinhos caros dificilmente vai apreciar um vinho barato. O contrário também pode ser uma armadilha: uma pessoa habituada a vinhos comuns pode não saber apreciar vinhos nobres e mais difíceis, ainda que sejam caros e excepcionais.

Presente temático.
Uma dica legal é usar um tema. Por exemplo, um vinho que remeta a uma viagem que a pessoa tenha feito; a um lugar que ela goste; a uma safra cujo ano seja representativo, etc. Outra dica é aproveitar para sugerir uma harmonização com o prato predileto. Se for para alguém que goste de cozinhar não tem erro!

Atenção aos erros.

– Presentear qualquer mulher com vinho “docinho/suave” julgando que é o que ela gosta sem nenhuma investigação é uma gafe totalmente desnecessária.

– Ao presentear com vinhos fortificados como Porto e Madeira, primeiro procure saber se o presenteado aprecia esse tipo de vinho.

– Não compre um vinho para presente apenas porque ouviu falar que ele é famoso. O Barolo, por exemplo, é um dos melhores vinhos do mundo, mas para saber apreciá-lo é preciso estar num nível elevado de paladar. Ele é um vinho difícil, ácido e tânico e pode não agradar pessoas que ainda não estejam preparadas para ele.

Ainda assim está difícil?
Venha até nossas lojas e teremos o maior prazer em te ajudar! Está em outra cidade ou mesmo sem tempo? Acesse nosso site e fale direto conosco pelo WhatsApp: 31 7504-0085. Nem precisa sair de casa para ter um bom atendimento.

Estamos te esperando.