O que fazer com o vinho que sobrou?

O mais correto a se fazer e também mais divertido é beber todo o vinho. Mas quando isso não acontece, o que se faz com o vinho que sobra? Nem pense em jogar fora!

Guarde para beber depois

Caso cogite que não vai consumir a garrafa toda, coloque a quantidade desejada num decanter e já feche o restante da garrafa o mais rápido possível, de preferência, usando uma bombinha de vácuo e guarde a garrafa na geladeira até terminar de beber.

Congele em cubos e use para cozinhar

Se o vinho for legal, mas você acha que não justifica guardar, pode usá-lo para cozinhar.  Coloque o restante do vinho em forminhas de gelo e congele.  Quando os cubinhos estiverem firmes, passe para um saco plástico e feche com o mínimo de ar possível. Assim, além de conservar melhor, pode ir usando aos poucos, conforme sua necessidade. Além de cozinhar com esses cubos, você pode lhes dar algumas outras finalidades como usar cubos de vinho branco para gelar sucos e dar-lhes um toque especial.

Faça um delicioso vinagre

No sul do país é uma tradição: sobras de vinho vão para uma garrafa ou pequena barrica de madeira para se transformar em vinagre. Para que isso aconteça é necessário já ter uma boa parte de vinagre de vinho pronto (não aquele de supermercado, mas um legitimo e escuro, feito a partir de vinho tinto, e não de álcool). Aí é só ir acrescentando as sobras e “cultivando” o vinagre.

Use em drinks

Que tal aproveitar o restinho de vinho e inventar alguns drinks? A maioria combina com frutas. Os brancos podem virar drinks gelados e os tintos, quentes, acrescidos de canela e cravo, viram deliciosas bebidas para esquentar o corpo.

Faça molhos

Molhos doces ou salgados ficam perfeitos com um toque de vinho. Você pode reduzir o tinto com mel, acrescentar frutas picadas ao branco, bater tinto ou branco em uma coqueteleira com salsa, cebolinha, alho, mostarda e sal e deixar engrossar na geladeira para usar sobre saladas. E mais, muito mais. O limite é a sua imaginação.

Invente suas próprias receitas!

Que tal transformar o restinho de vinho para fazer sorvete, inventar batidas e drinks, dar cor a pães e bolos? Sua imaginação é o limite!

Aproveite para conhecer a loja virtual e nossos vinhos que dificilmente vão sobrar, clicando AQUI.