O chocolate pode sim ser harmonizado com vinho e pra quem nunca provou a combinação a experiência pode ser incrível.
Embora o mais comum seja a harmonização de vinhos com pratos salgados, vinhos doces também podem combinar igualmente com comidas doces. Alguns desses casamentos são clássicos, como o crème brulée e Sauternes ou Moscatel com bolos simples. Ao falar em chocolate a coisa complica um pouco.
São dois os fatores de complicação: o açúcar e a gordura, que “embaçam” as papilas gustativas e impedem sentir plenamente a combinação. Mas é possível contornar isso, escolhendo, em primeiro lugar chocolates menos doces, do meio amargo ao amargo, de alta qualidade e com alta concentração de cacau. Deixe os chocolates simples e ao leite para serem apreciados puros.
Para harmonizar, o vinho precisa ter algumas qualidades: um bom teor de açúcar residual (salvo exceções), ser encorpado e ter aromas que vão desde frutas maduras, amadeirados, amanteigados, caramelizados, de café e cacau e preferencialmente mais alcoólicos.
Essas qualidades são encontradas nos Vinhos do Porto, mas não somente neles! Vinhos Passitos e Madeira e até mesmo alguns vinhos secos e também brancos podem harmonizar muito bem.
Os Portos Ruby e Tawny ficam vão muito bem com a maioria dos chocolates escuros, incluindo aqueles com amêndoas e castanhas. Vinhos da Madeira têm uma acidez que se equilibra até mesmo com chocolates mais gordurosos como os brancos. Passitos pedem chocolates sofisticados e escuros e alguns vinhos secos e encorpados, com passagem por madeira podem acompanhar muito bem chocolates amargos.
E porque não harmonizar brancos com Sauternes ou Moscatos mais sofisticados? Eles caem especialmente bem quando têm amêndoas na composição.
Para aumentar o prazer gustativo, deguste da seguinte maneira: coloque um pequeno pedaço do chocolate na boca, deixe derreter um pouco e se espalhar pela língua. Então beba um gole do vinho escolhido. Depois de fazer isso você provavelmente vai saber que sim, o paraíso existe!
Sugestões (clique sobre o nome do vinho para seguir o link):
Chocolates escuros meio amargos com 50% ou mais de cacau com ou sem amêndoas ou castanhas:
Quinta do Tedo Special Reserve Ruby, Quinta do Tedo Tawny
Chocolates escuros e amargos com alta concentração de cacau: Torrepingón Roble, Apollonio Terragnolo Primitivo.
Chocolates brancos de alta qualidade, em especial aqueles com amêndoas: Barbeito Reserva Malvasia, Sauternes La Dolce Vita, Muscat de Saint Jean de Minervois.