Tipos de saca-rolhas
Um item indispensável na casa de qualquer apreciador de vinhos é um bom saca-rolhas. Mas qual o melhor modelo de saca-rolhas? A pergunta pode até parecer simples, mas não é bem assim. Vinhos diferentes podem demandar ferramentas específicas para abri-los. Por exemplo: um vinho mais antigo e que pode ter a rolha comprometida vai necessitar de cuidados especiais. Por isso, muitos amantes ou profissionais costumam ter mais de um modelo disponível. Outra questão é mais pessoal, o modelo que se adapta melhor a você.
Modelos de saca-rolhas para vinhos
Vamos falar aqui um pouquinho de alguns dos modelos disponíveis no mercado, e você é quem decide qual deles será o melhor para abrir os seus vinhos.
-
Saca-rolhas sommelier ou amigo do garçom
Modelo tipo canivete. O preferido e mais utilizado pelos profissionais. É prático, compacto, preciso e relativamente simples de manusear (só questão de prática). Podemos subdividi-lo em dois tipos. Um modelo com apenas um apoio e o modelo mais moderno que tem dois estágios. Estes são fundamentais para evitar que rolhas grandes se quebrem na hora de abrir o vinho.
-
Saca-rolhas de dupla alavanca ou ‘borboleta’
Comumente escolhido pelos iniciantes do mundo do vinho. Como é muito fácil de usar, acaba sendo o queridinho dos principiantes. A haste que é inserida na rolha pode ser tipo parafuso ou espiral. É um modelo que não raramente quebra as rolhas no momento da retirada. Se for o de parafuso então, cuidado, ele costuma furar a rolha deixando cair resíduos no vinho. O pior acontece quando ela está mais firme na garrafa e o parafuso acaba tirando apenas o miolo da rolha, um desastre.
-
Saca-rolhas de rosca ou alavanca
São modelos mais modernos, com haste longa, em espiral e normalmente com cobertura em teflon. São muito simples de usar. Defeitos: são maiores (menos prático para carregar em caso de viagem) além de mais caros.
-
Saca-rolhas em forma de ‘T’
Modelo bem antigo e pouco prático, pois requer força física para retirar a rolha. Hoje são mais usados como objetos de decoração.
-
Saca-rolhas de laminas ou pinça
São imprescindíveis para abrir vinhos de guarda que podem estar com a rolha comprometida. Ele ‘descola’ a rolha do gargalo sem perfurá-la, diminuindo a chance de problemas. É simples, porém precisa de um pouco de prática para usá-lo corretamente.
-
Saca-rolhas de ar comprimido
Injeta ar por uma agulha que perfura a rolha, atravessando-a completamente. Ao bombear o ar para dentro da garrafa, a rolha é então expulsa. O ar injetado pode causar alterações no vinho e remexer depósitos e sedimentos, caso existam.
-
Tenaz
Não é bem um saca-rolhas e sim uma ferramenta usada para abrir vinhos do Porto Vintage antigos que provavelmente estarão com suas rolhas comprometidas. Pouco usado, mas um ritual fantástico! Ela se parece com uma pinça gigante que deve ser colocada no fogo. Assim que o metal estiver bem quente (já avermelhado) deve abraçar o gargalo logo abaixo da rolha por alguns segundos. Depois de retirada, molha-se o local de contato com água gelada. Com o choque térmico, o vidro se quebra sem deixar estilhaços. Retire a ‘tampa’ com cuidado e seu vinho está pronto para ser servido.