Descubra a Puglia e seus vinhos

Puglia

Cenários deslumbrantes, mar azul transparente, cidades construídas em cima de rochas, hectares de vinhedos que se alternam entre os olivais emoldurados pelas muretas de pedra e da expressão mediterrânea – sim, é o paraíso e se chama Puglia (Apúlia), sul da Itália, o salto da bota. 

A descrição acima ainda não foi o suficiente para fazer você se interessar em conhecer esta maravilhosa e turisticamente pouco explorada região? Se você for como nós, amantes de belas viagens, vinhos intensos e cheios de personalidade e novas experiências gastronômicas vamos dar dicas e contar um pouco mais sobre lugares imperdíveis para se visitar.

Nossa primeira dica é escolher bem a época da viagem. Chegando o frio tudo começa a fechar cedo (16hs) e muitos restaurantes não funcionam na baixa estação. Já o verão é incrível, mas mais cheio, principalmente nas badaladas e belas praias. Logo antes ou logo depois da alta temporada podem ser boas alternativas. 

Para começar, por que não aproveitar a beleza de Monopoli? A 40 km de Bari, esta cidade linda tem praias de cor azul turquesa, fascinantes. O centro histórico, com suas construções barrocas, é lindo, cheio de bares e restaurantes. Suas ruas estreitas e quase labirínticas promovem belos passeios e são um convite a se perder por lá. Ficar hospedado no centro histórico deixa a experiência ainda mais especial, mas lembre-se que carros alugados não circulam por lá. Nossa sugestão de hospedagem é o delicioso Hotel Don Ferrante. Bem localizado, com vista deslumbrante e café da manhã sensacional.

Puglia 

Monopoli pode servir de base para conhecer também outras cidades por perto. Um delas é a famosa Polignano a Mare.  A cidade foi construída sobre falésias de 40 metros de altura e cheias de grutas. Uma delas abriga um hotel/restaurante badalado, o Grotta Palazzese. A cidade é rica em história, arquitetura e beleza natural. Que o diga a famosa praia Lama Monachile, cercada de falésias e água turquesa. 

Puglia

Outro passeio imperdível é mais ao centro da Puglia. A rota pode começar em Castellana Grotte para fazer uma visita à gruta de tirar o folego. O passeio guiado, dura cerca de uma hora e é incrível. Uma pena que só são permitidas fotos no átrio de entrada, que por si só já é um esplendor. 

Puglia

Saindo de lá, siga a rota para a famosa Alberobello, com suas construções características, chamadas Truli (casinhas brancas com telhado de pedra em formato de cone). De lá siga para Locorotondo e aproveite para se perder no seu centro histórico que mais parece um labirinto de ruelas super estreitas e casinhas com flores nas janelas e nos degraus das escada. Próxima parada: Cisternino. O centro histórico tem a mesma tipologia de Locorotondo e é uma graça! Para terminar o dia em grande estilo, a última parada é Ostuni, mais conhecida como a cidade branca. Localizada no alto de uma colina com uma vista maravilhosa, a cidade é dessas que encanta e faz querer ficar por lá muito tempo. E se tiver, vale a pena! Toda de casinhas brancas, ruas estreitas, lojinhas, bares e restaurantes maravilhosos! Uma perdição!!!!!! 

Puglia

Puglia

Puglia

Puglia

Hora de voltar para a base. Muita atenção na estrada cheia de curvas e pista única.

A segunda parada que sugerimos é Matera. Mesmo sabendo que não faz mais parte da Puglia (já foi…), é pertinho e realmente vale muuuuito a pena esticar a viagem até lá. É um dos lugares mais emocionantes do mundo! Em 2019, Matera foi escolhida como capital da cultura europeia. E mesmo que você já tenha visto filmes, vídeos ou fotografias que tentam retratar esta cidade única, nada supera a emoção de entrar lá pela primeira vez. É quase surreal. Recomendamos hospedar-se por lá (nossa dica é o Hotel Aquatio). Não dá para conhecer a cidade só de passagem, é um pecado. A cidade é toda escavada em rochas e sua história, muito triste por sinal, tem que ser conhecida antes de sair desbravando esta maravilha de lugar. Para conhecer e ver a história da cidade, a primeira e obrigatória parada é a Casa Noha. A partir dali, alongue as pernas e prepare-se para longas caminhadas por monumentos, igrejas, belvederes, cisternas,  parques e tudo mais que imaginar. Perder-se por suas ruelas é uma aventura. Aproveite a cidade com tudo de bom que ela tem para oferecer. 

Puglia

Puglia

Puglia

Para fechar a viagem com chave de ouro, sugerimos encerrar o tour em Lecce. Uma das cidades mais lindas e charmosas de toda Itália. Muitos a chamam de Florença da Puglia. E, no mínimo, merece o titulo. Seu centro histórico é simplesmente apaixonante, alegre, cheio de bares, restaurantes, tem um anfiteatro romano super bem preservado e claro, basílicas, catedrais, resumindo, igrejas e mais igrejas… Uma maravilha da arquitetura barroca. 

Puglia

Puglia

Puglia

Tire um dia para pegar o carro e percorrer uma parte do sul da Puglia. Vá até Castro. Tire umas duas horas para fazer um passeio de barco e conhecer as grutas escavadas nas rochas. De lá rume para Otranto. Uma cidade linda! A parte antiga é rodeada por grandes muralhas. No centro, não deixe de visitar a Cattedrale Santa Maria Annunziata, de 1088. Uma maravilha!

Puglia

Puglia

Para retornar a Lecce pegue a estrada costeira, pare para apreciar a paisagem principalmente nos pontos onde ainda se encontram torres como Torre Sant’Andrea. A estrada é uma das mais belas da Itália e passa pelos bosques da Riserva de San Cesine até chegar a San Cataldo. De lá siga em direção a Lecce. 

No caminho, aproveite para visitar a Apollonio Vini (Lembre-se de agendar). Conheça sua a cantina e seus encantos. Faça uma degustação maravilhosa em um espaço para lá de especial, no meio das barricas de vinho. 

Puglia

Puglia

Ali encontramos uma família cheia de história, de terra e paixão, que conserva uma tradição vinícola de sabor antigo – a família Apollonio que produz vinho desde 1870, elaborando vinhos com característica e personalidade própria utilizando os métodos de produção de seus ancestrais, mesmo aplicando técnicas modernas. Produz vinhos únicos, com uma seleção rigorosa e diferenciada das barricas utilizadas, muitas vezes optando pela cerejeira e pela acácia, mantendo uma forte ligação com o território sempre protagonista de uma produção de qualidade. Uma das uvas mais emblemáticas desta região são a Primitivo e Negroamaro que se desenvolvem muito bem ao sul, em uma região chamada Salento. Os vinhos, diferenciados, fogem do “lugar comum” e encantam, trazendo o frescor do mediterrâneo, o sabor da terra e toda magia e encanto deste lugar tão encantador.

Quando chegaram neste lugar tão encantador, os gregos acrescentaram ainda mais magia a toda esta beleza – plantaram vinhedos e perceberam que o vinho era muito bom, dando lhe o nome de Enotria, “Terra dos Vinhos”. E o que se iniciou a mais de dois mil anos, chega até os nossos dias, com vinhos cheios de caráter, história e expressão.

Finalizando, algumas dicas de especialidades que não devemos deixar de provar por lá, come-se muito bem! A gastronomia local é simples e cheia de sabor.

Panzerotto, uma espécie de calzone, delicioso;

Pasticciotto, uma tortinha doce deliciosa e muito consumida no café da manhã;

Taralli, biscoitinhos salgados e bem crocantes de sabores variados. Um delicioso tira gosto;

Oricchiette, a massa típica da Puglia. Parece uma orelhinha.

Burrata, fresca, cremosa, desmancha na boca. Divina!!!!

Frutos do mar. Use e abuse! Sempre frescos e maravilhosos.