Vinitaly 2024

Vinitaly 2024

Este ano resolvemos voltar às nossas origens e participar mais uma vez da feira que sempre nos proporcionou ótimos negócios e relações. A Vinitaly, maior feira de vinhos da Itália e uma das maiores do mundo, acontece em abril, na encantadora Verona, cidade de Romeu e Julieta.

Esta foi a 56° edição e teve um público de aproximadamente 97.000 pessoas. São 13 pavilhões imensos na Veronafiere (aproximadamente 150.000m2 de área coberta) com estandes de variados tamanhos. Com mais de 4.000 expositores, dá para imaginar a quantidade de vinhos! O capricho dos produtores e o investimento deixam a feira além de funcional, bonita e até aconchegante. Muito dos espaços criados são incríveis e chamativos, um espetáculo à parte.

OperaWine

Com tudo organizado e 26 reuniões agendadas chegamos um dia antes para aclimatar e participar da incrível degustação que acontece no dia anterior ao início da feira: OperaWine. O evento, apenas para convidados, reuniu 1.900 pessoas entre jornalistas, sommeliers e profissionais do vinho.  Oferecido pela Veronafiere juntamente com a Vinitaly e contribuição da famosa e mais respeitada revista de vinhos a Wine Spectator a degustação aconteceu na espaçosa Gallerie Mercatali.  Lá foram reunidos 130 produtores com rótulos sob a curadoria da Wine Spectator. É uma verdadeira celebração internacional dos vinhos italianos. Um deleite ao paladar dos amantes do vinho.

Nossa jornada pelo expoente da enologia italiana começou pela Toscana e escolhemos um parceiro para dar início, o Valdicava. O vinho era um Brunello di Montalcino 1991, indisponível no mercado. Estava impressionante e nos deixou com expectativa ainda maior do que estava por vir. Os dois vinhos mais disputados tinham fila para quem queria apreciar: Sassicaia 1997 e Ornelaia 2010 comemorativo dos 25 anos. Estavam realmente deliciosos, mas posso dizer que, na minha humilde opinião, outros vinhos me agradaram ainda mais. No meio de tantos vinhos incríveis, orgulho de importarmos alguns. Estavam presentes na seleção especial, Nino Negri 5 Stelle Sfursat, Elena Fucci Titolo, além do Valdicava Brunello di Montalcino, já mencionado acima.

      

Para os que não resistirem e quiserem dar uma olhada nos vinhos maravilhosos que foram servidos nesta edição, segue o link: OperaWine. Mas fica aqui um aviso: pode causar inveja!

Agora voltemos ao tema principal deste post…

A feira

Sem direito à ressaca, primeiro que sabendo beber, vinho bom não dá, segundo que já estamos bem curtidos. O primeiro dia começou com muito trabalho. Primeira reunião às 10hs da manhã. A feira abre às 9h, porém esta primeira hora os produtores ainda estão organizando os vinhos e taças. Foram 6 reuniões antes das 15hs, pois este era o horário de uma rodada de degustações e negócios promovida pela ITA (Italian Trade Agency). Resumo do dia: aproximadamente 70 vinhos degustados e excelentes perspectivas de bons negócios!

O segundo e terceiro dia foram os mais movimentados. Foram 9 agendamentos por dia! Entre novidades e parceiros (atuais e antigos) grandes descobertas e ‘redescobertas’. Muito trabalho e correria para dar conta de todos as reuniões. Lembrando que muitas vezes elas rendem bem mais que o esperado. Principalmente quando existe um real interesse. A degustação tem que ser feita com critério para que a avaliação seja precisa, é dela que vão resultar nossas escolhas e investimentos. Nestes dias, mesclado às novidades nossa parada obrigatória em alguns parceiros de longa data: Apollonio, Mocali, La Rasina, Ca del Monte, entre outros.

Às vezes tínhamos uma pequena pausa para almoço e, em um dos dias, acabamos aproveitando um Showcooking promovido pela Puglia. Claro que o menu foi harmonizado com vinhos locais. Nestes dois dias foram uns 130 rótulos degustados. Tirando os que degustamos nos intervalos que não vamos importar, mas nos servem de referência, todos os vinhos foram devidamente avaliados e catalogados. O caderninho de anotações voltou recheado!

O último dia é sempre mais resumido pois muitos visitantes e produtores acabam saindo depois do almoço para voltar às suas cidades. Então, nossas reuniões ficaram concentradas no período da manhã. Uma surpresa muito positiva foi um dos produtores que ficaram para o final e mesmo depois de tantos vinhos degustados, conseguiu nos surpreender! Mas ainda não vou contar aqui…

O balanço final foi superpositivo. Ficamos exaustos, mas muito realizados com nosso ‘garimpo’. Agora é trabalhar muito para conseguir trazer todos novos e antigos ‘queridinhos’!

Obrigada Vinitaly e até 2025!